João Paupério (Valongo, 1992) e Maria Rebelo (Porto, 1991) formaram-se em Arquitectura pela Universidade do Porto (FAUP).
Entre 2015 e 2018, trabalharam para o escritório de arquitectura Baukunst, em Bruxelas. Maria Rebelo realizou o seu estágio profissional no Atelier da Bouça – Filipa Guerreiro e Tiago Correia, arquitectos. Em 2017–18, João foi assistente convidado do estúdio de projecto orientado pelo Prof. Adrien Verschuere, na Université Catholique de Louvain (LOCI-Tournai). Actualmente, é investigador no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Universidade do Porto (CEAU-FAUP) onde desenvolve investigação de doutoramento enquanto bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
A propósito da investigação ou da prática, foram convidados a apresentar o seu trabalho na FAUP, no Departamento de Arquitectura da Universidade de Évora (DAUE), no Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa (IFILNOVA), no Departamento de Arquitectura do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), no CIIVA (Bruxelas) ou na Casa da Arquitectura (Matosinhos).
Em Abril de 2023, foi atribuída à primeira obra construída do atelier, a Casa-Atelier, uma menção honrosa (2º lugar) na primeira edição do Prémio MGD, organizado pela Ordem dos Arquitectos. Em 2024, a Casa em Ancede foi distinguida no Prémio Jovens Arquitectos e venceu os Prémios Nacionais de Arquitectura Forma, na categoria Jovens Emergentes.
Em 2023, as obras do atelier foram publicadas na revista internacional AMAG PT 04.
Em 2024, co-editaram o livro “Ceci n’est pas un portrait”.
No mesmo ano, publicaram o ensaio monográfico “atelier local : after five years of living”, editado pela exemplo books.